Estudantes de universidades do Piauí participam de Laboratório Ambiental em Juazeiro do Norte, CE

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Francisco Campelo, assessor técnico do Proj. Caatinga, demonstra uma unidade em manejo florestal sustentável

Durante os dias 24 a 27 de setembro deste ano, cinco estudantes de Comunicação Social de universidades do Piauí foram selecionados para participar de um laboratório ambiental para estudantes de jornalismo em Juazeiro do Norte, cidade do Ceará localizada a 514 km ao sul de Fortaleza, na região do Cariri. O laboratório também reuniu acadêmicos de universidades de Fortaleza (CE) e Recife (PE). 


Região do Cariri

O Laboratório Ambiental para estudantes de Jornalismo no Cariri – “Os Desafios para a Conservação da Flona do Araripe” foi promovido pela fundação alemã Konrad Adenauer - que financiou a ida dos estudantes de Teresina e Recife - em parceria com a Universidade Federal do Ceará, e com o apoio da Fundação Araripe e do Projeto Conservação e Uso Sustentável da Caatinga. O objetivo do laboratório foi demonstrar a realidade do trabalho de conservação de áreas protegidas, em especial a da Floresta Nacional localizada na Chapada do Araripe – região que se estende por três estados: Piauí, Ceará e Pernambuco – local onde os estudantes puderam conhecer mais sobre o assunto e recolher informações para a redação de reportagens. Para isso, eles foram divididos em três grupos com pautas diferentes: 1º grupo: Plano de Manejo da Floresta Nacional (FLONA), 2º grupo: O Uso da Biodiversidade e a Conservação ambiental no entorno da FLONA e 3º grupo: Ações produtivas no entorno da FLONA. As reportagens dos estudantes serão avaliadas no fim de outubro, e publicadas, se premiadas.
 

Chegada à Floresta Nacional do Araripe

Para um maior esclarecimento sobre o tema das reportagens, os estudantes puderam visitar e conferir de perto a utilização dos planos de manejo florestal sustentável na prática e contar com palestras de grandes nomes dentro do âmbito da proteção ambiental, como Francisco Campelo, assessor técnico do Projeto Conservação e Uso Sustentável da Caatinga; Carla Marcon, coordenadora regional do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade; e de profissionais voltados para a perspectiva do jornalismo ambiental, como as jornalistas Verônica Falcão, do Jornal do Commercio (PE), e Maristela Crispim, do Diário do Nordeste (CE).

Fotos e edição: Juscelino Ribeiro Jr.
(juscelinoribeirojr@hotmail.com)

1 comentários:

Nina Nunes disse...

Muito competente você, Juscelino Ribeiro. Aposto no sucesso do blog! E desejo boa sorte a você, amigo... Abraços e Parabéns!