Fotógrafo da National Geographic participa da Semana de Comunicação da faculdade CEUT

quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Na noite de ontem (07/10), dentre os convidados trazidos à Teresina para a II Semana de Comunicação do CEUT, estava André Pessoa, jornalista pernambucano, especializado em Meio Ambiente, que viveu boa parte de sua vida na região de São Raimundo Nonato, sul do Piauí, a 512 km de Teresina.


Durante o ano de 2007, André Pessoa viajou várias vezes para conscientizar as populações de diversos municípios - como Curimatá, Bom Jesus, Morro Cabeça no Tempo – sobre a importância de preservar os recursos naturais. Ele relembra o caso Serra Vermelha, em que a empresa JB Carbon, através do Projeto Energia Verde, recebeu uma autorização para utilizar a área, porém pretendia desmatar 78 mil hectares de caatinga nativa. O projeto foi paralisado, mas a JB Carbon continua recorrendo da decisão, alegando manejo florestal. A prática do manejo florestal permite que uma área da floresta seja utilizada de cada vez, num sistema de rodízio anual. Parte do caule da vegetação é conservada para a rebrota. Ao fim do período de utilização dos terrenos (cerca de 12 anos) o primeiro lote já terá se recuperado. Porém, André Pessoa afirma que até hoje não existe sequer um projeto de manejo florestal no nordeste que tenha se mostrado viável. Pois este modelo de prática, transplantado da Amazônia, se mostrou insustentável em áreas de caatinga e cerrado.

André Pessoa viveu na região da Serra da Capivara por treze anos e foi reconhecido nacionalmente por suas fotografias retratando essa parte do Piauí. “A Serra da Capivara pra mim é tudo; a minha profissão, o meu futuro. Eu me vejo hoje como um fotógrafo reconhecido graças ao trabalho que eu desenvolvi na Serra da Capivara.” Hoje, André é repórter fotográfico da National Geographic, e este foi o assunto principal de seu bate-papo com os estudantes de Teresina.

Uma parceria entre a National Geographic Channel, Revista National Geographic Brasil, produtora Canal Azul e a Toyota possibilitou a origem de uma série para a televisão chamada “Across the Amazon”. Neste projeto, seis integrantes da equipe National Geographic saíram em expedição, partindo da Ponta do Seixas – na Paraíba, extremo leste do Brasil – tendo como destino a Ponta do Talara – extremo oeste do Peru – enfrentando mais de 15 mil quilômetros, passando por mais de 35 cidades e sete estados brasileiros (inclusive o Piauí), registrando em fotos e vídeos as imagens encontradas pelo caminho. André Pessoa integrou esta equipe como repórter fotográfico.

Segundo ele, uma passagem pelo Piauí não estava na proposta inicial da série. O roteiro previa que a expedição cruzaria todo o continente pela rodovia transamazônica. “Quando eles me chamaram para participar do projeto, imediatamente eu disse: ‘Cara, a gente vai passar a 300 km da Serra da Capivara e da Serra das Confusões! Vamos incluir o Piauí nesse roteiro! Ao passar por lá, a gente vai trazer arqueologia, pré-história pra esse projeto grandioso, que a National leva pro mundo inteiro. ’”

Abaixo segue um trecho da entrevista.



Confira mais sobre o caso Serra Vermelha
Foto e vídeo: Igor Prado, edição: Juscelino Ribeiro Jr.
(igorprado1@hotmail.com / jotaribeiro.jorn@hotmail.com)

0 comentários: