Teatro 4 de setembro e Verdão serão interditados

terça-feira, 13 de outubro de 2009
O Corpo de Bombeiros tem 10 dias para proceder às interdições do Teatro 4 de Setembro e do Verdão. Foi o que determinou o Ministério Público Estadual, através de recomendação administrativa expedida terça-feira (12). A Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC) e a Fundação de Esportes do Piauí (FUNDESPI), responsáveis pelas duas edificações, estão proibidas de cedê-las para a realização de quaisquer eventos, e deverão cancelar tudo o que já está agendado.
 

Segundo parecer técnico emitido pelo Corpo de Bombeiros no dia 06 de outubro, o teatro e o ginásio não oferecem as devidas condições de segurança contra incêndio e pânico. As irregularidades incluem a inexistência de alarmes, iluminação, sinalização de emergência e hidrantes. Os extintores estão descarregados, e as luminárias de emergência não funcionam. Não há qualquer sinalização de alerta, de proibição, de orientação ou de salvamento; as escadas não contam com revestimento antiderrapante; as saídas de emergência estão obstruídas ou são deficientes.
 



Para os promotores de Justiça Eduardo Araújo, Denise Aguiar e Graça Teixeira, que expediram a recomendação, a preocupação mais imediata é com o Teatro 4 de Setembro. "O material que reveste o prédio é muito suscetível à propagação do fogo, e o risco para a população é bem maior", disse Denise Aguiar, que é coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural. "O teatro é utilizado em eventos de porte nacional, e é patrimônio cultural tombado. É inaceitável que percamos o potencial de um bem tão importante por conta de irregularidades na segurança", completou Eduardo Araújo, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público.


Os dois prédios só poderão voltar a ser utilizados quando o Governo do Estado tomar as devidas providências para assegurar as condições de segurança.

Veja o que o nosso parceiro Volver havia publicado sobre o assunto.

Texto e Vídeo: Shaianna Araújo
Foto: Juscelino Ribeiro
(shaiannaraujo@hotmail.com / juscelinoribeirojr@hotmail.com)

1 comentários:

Unknown disse...

Medida valida,porem ficaremos sem um local centralizado por tempo indeterminado.

Teve uma vez que vi uma ratazana bem grandona la dentro ...TENSO.

Fora os arcondicionados que não estão funcionando corretamente.