III Jogos Abertos de Capoeira Ginga Piauí resgatam história negra

sábado, 14 de novembro de 2009
Capoeira é música, dança, luta ou jogo? Procurando a resposta, o Apolo News compareceu ao primeiro hoje (13) ao primeiro dia da terceira edição dos “Jogos Abertos Capoeira Ginga Piauí”, que durante a tarde deste sábado marcou no Teatro de Arena como um dos eventos realizados em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que acontece no dia 20 de novembro.



Entre o desenrolar dos jogos que estavam acontecendo, o Contra-Mestre Diogo, organizador do evento, alternou suas falas entre referências históricas e informações sobre a competição. “São aproximadamente doze grupos participando dos Jogos. Eles vem dos bairros de Teresina, de Caixas, Timon e José de Freitas para participar dessa competição que segue até o domingo (15)”, apontou o Contra-Mestre.

Aproximadamente 500 pessoas estavam presentes. Barulho, movimentação e palmas  ocupavam todo o espaço das arquibancadas do Teatro de Arena. No palco, a dúvida que protagoniza o primeiro parágrafo do texto ganhava mais contornos: Os berimbaus estalavam e faziam uma sinfonia maluca; Homens, mulheres e crianças davam as mãos por alguns segundos, para na seqüência trocar chutes quase coreografados que nunca acertavam o alvo; os Mestres da capoeira acompanhavam as apresentações pontuando todos os participantes em papel.



Na camisa especialmente feita para o evento, uma figura chama atenção: Zumbi dos Palmares.  Falar de capoeira, como de qualquer outra expressão de raízes negras no Brasil, é esbarrar no escravo que foi o ultimo líder do maior quilombo do país.  Como aponta em concordância Contra-Mestre Diogo. “Zumbi dos Palmares é um símbolo. Símbolo de uma causa, de libertação e de cultura em uma das épocas mais sofridas da história do país. A escravidão foi uma mancha de sangue, uma marca negra no Brasil”.

Capoeira é música, dança, luta ou jogo? Situada entre manifestação cultural e resgate de memória, entre atividade física e competição, os “III Jogos Abertos Capoeira Ginga Piauí” deu uma resposta a todos os presentes. Aos que ainda tem dúvidas, eis o segredo: É uma mistura das quatro. Música, dança, luta e jogo fazem do esporte que se expandiu pelo Brasil através das brechas dos guetos, uma das mais plurais amostras. Por e para crianças, jovens, adultos, homens e mulheres. Gênero e etnias genuínos de uma só raça: a humana.



Saiba como chegar para conferir o segundo dia dos Jogos Abertos de Capoeira Ginga Piauí:


Exibir mapa ampliado

Texto, fotos e vídeo: Igor Prado
(igorprado1@hotmail.com)

0 comentários: