Começou hoje a 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Teresina é uma das 16 capitais brasileiras que recebem a 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A versão piauiense do evento teve início hoje (13) e vai até a próxima segunda, 19. As sessões são na Sala Torquato Neto, no Clube dos Diários, às 14h, 16h, 18h e 20h. O acesso é gratuito.
 

A Mostra é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, e também uma prévia homenagem ao aniversário da Declaração Universal do Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro. São 42 filmes, diretamente relacionados ao artigos da Declaração. Os vídeos foram selecionados pela Cinemateca Brasileira.



 "Aqui serão exibidos filmes sobre mídia, justiça, injustiça, terra, dignidade, fome, respeito, violência, homofobia, racismo, tortura e muitos outros. Os temas são os mais diversos O objetivo é atingir o público mais amplo possível. Ano passado, a Mostra de Teresina contou com o maior público do Brasil: maior que o de São Paulo, que o do Rio de Janeiro, que o de Belo Horizonte... A expectativa para este ano é que seja ainda melhor", comemora Alcir Marcos, da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos e da Juventude. A alegria de Alcir não é infundada: os 140 lugares da Sala Torquato Neto não bastaram aos visitantes. Compareceram representantes de entidades engajadas com a causa social, atores de teatro, estudantes, educadores, cinéfilos.

A 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul também prima pela acessibilidade. Os filmes são áudio-descritivos, e a programação está disponível em braille. Todas as películas são legendadas, para que as pessoas com deficiência auditiva possam aproveitar o evento em sua plenitude. As instalações do Clube dos Diários foram adaptadas com rampas, para os cadeirantes.

O filme "Corumbiara", de Vincent Carelli, foi o escolhido para a sessão de abertura. O vídeo foi premiado no Festival de Gramado deste ano, e retrata o massacre de índios no estado de Rondônia.


Depoimentos
Franklin Pires - ator/produtor/coordenador de Artes da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC)
O que é mais interessante na Mostra é que ela faz com que conheçamos os direitos humanos através do aúdio-visual, o cinema feito em várias tecnologias. É gente mostrando cinema votado a uma causa. A arte e a cultura mudam a vida das pessoas. O mundo é visto com outros olhos.




Dulce Silva - Diretora de Políticas Públicas da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos

O cinema é um veículo que faz a divulgação da política dos direitos humanos com muita propriedade. Na Mostra, são tratados temas referentes às ditas minorias: os exluídos economicamente, mulheres, índios, idosos... Uma gama de segmentos que, em geral são muito massacrados. 
 

É importante poque há a divulgação dos direitos, a conscientização. Hoje a gente pode gritar, não deve mais ser submissa.




Ciro Monteiro - Estudante de Direito da UESPI

Os direitos humanos são os princípios que devem orientar todo o ordenamento jurídico. O jurista não pode se prender somente o que está na lei, ele deve efetivar o Direito. E a Mostra traz essa possibilidade, porque é uma alternativa, e mostra vários aspectos dos direitos humanos. A gente costuma se restringir muito ao sistema prisional, e não consegue aplicar a perspectiva dos direitos humanos no nosso dia-a-dia.




Confira o vídeo com a fala de Walfrido Salmito, coordenador de Produção da Regional Piauí da 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.



Veja aqui a programação completa para Teresina.

Texto, áudio e foto: Shaianna Araújo
Vídeo: Juscelino Ribeiro
(shaiannaaraujo@hotmail.com / juscelinoribeirojr@hotmail.com)

0 comentários: