Dia de Ação Social, Transporte e Cidadania atende cerca de nove mil pessoas em Teresina

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A manhã dessa sexta-feira, 23, foi bem diferente para as pessoas que costumam passar pela Praça João Luís, no centro de Teresina. Durante a manhã de hoje foi realizada a 9ª edição do Dia de Ação Social, Transporte e Cidadania.  Muita gente aproveitou os inúmeros serviços disponibilizados gratuitamente.


Atendimentos médicos simples, orientação sobre cuidados com a saúde, prevenção de doenças, corte de cabelo, expedição de documentos, alistamento militar, informações judiciais, pintura e lazer para as crianças; tudo isso foi colocado à disposição da população das 8hs às 12hs, por meio do SEST/SENAT, com o apoio do SETUT.

Sandra Paixão, que trabalha na Gerência de Zoonoses de Teresina, frisa a importância desse evento, não só nos serviços oferecidos, mas também na conscientização da população. Ela participou prestando informações sobre os riscos de doenças como calazar e da prevenção de doenças como a dengue. O stand disponibilizou um microscópio para quem quisesse observar um Aedes aegypti. Ela considera bastante importante esse contato com o mosquito para que as pessoas realmente possam conhecer o transmissor da dengue.

 


Seu Elias Pereira foi ao evento para tirar as carteiras de identidade e de trabalho de um dos seis filhos. Sorridente e acompanhado de três deles, ele destacou a facilidade e gratuidade dos serviços: “Isso é muito bom pela economia e pela praticidade. É tudo de graça. É bem mais fácil pra quem ganha pouco, por exemplo.”

Em 2008, o Dia de Ação Social, Transporte e Cidadania atendeu cerca de oito mil pessoas. Sandra Mazza, cordenadora do SEST- Serviço Social do Transporte -, afirmou que a expectativa é que esse número seja superado e que nove mil pessoas tenham sido atendidas durante as quatro horas de evento.

Encontramos seu José Wilson, de 49 anos, verificando sua pressão sanguínea. "Isso é uma coisa que toda vez que posso, eu faço, mas nem sempre tenho essa oportunidade". Perguntado sobre se estava gostando dos serviços, ele ainda completou: "Ah, ia ser bom se fosse de mês em mês!"


  Fotos, áudio e texto: Juscelino Ribeiro Jr.
(juscelinoribeirojr@hotmail.com)
Atualizado às 23:30hs

0 comentários: