Dia de lazer para as crianças

sábado, 31 de outubro de 2009

Bastante difícil caminhar através das aglomerações formadas na Praça da Bandeira durante este sábado. É que lá foi realizado o “Criança Feliz”, dia de lazer, instruções e prestação de serviços para as crianças. O público amontoava-se ao redor de stands com as mais diversas atribuições: atendimento odontológico, corte de cabelo, vacinação, orientações educativas e expedição de certidão de nascimento, de carteira de identidade, de carteira de trabalho...

Apesar do sol e da poeira, pais desfrutavam dos serviços oferecidos e filhos divertiam-se com os animadores, apresentações artísticas e brinquedos. "Isso é muito legal porque tem a questão da educação, da saúde, do acompanhamento odontológico, a orientação de como tirar os documentos... É que hoje é para ser um dia de felicidade para aquelas crianças carentes, que geralmente não têm o lazer, não têm a diversão. Aí tudo aqui para eles é festa!", diz contente Luciana Sousa, mãe da pequena Ana Beatriz, de 9 anos. Ana aproveitou para exibir a pintura estampada no rosto, posando ao lado de uma amiga.
Os pequenos integrantes do Pelotão Mirim da RONE (Ronda Ostensiva de Natureza Especial) também eram só alegria. As roupas pretas e calças camufladas até assustariam, não fossem os sorrisos. O sargento Júlio César Silva, responsável pelo pelotão, explica: "Tudo começou quando a RONE foi chamada ao bairro Matinha, por causa do intenso tráfico de entorpecentes na região. A gente teve a ideia de montar o pelotão mirim, para afastar as crianças das drogas e mantê-las protegidas de pais viciados, agressivos ou negligentes. Lá elas têm aula de Português, Geografia, Ensino Religioso... Também brincam e praticam esportes."



O problema é que nem sempre lembramos de dividir a alegria com todos. A senhora Raimunda Dias encontrava dificuldades para andar com sua filha Rebeca Deane, que é cadeirante. A Praça da Bandeira não oferece a estrutura adequada ao passeio das pessoas com deficiência.





















Em eventos com tantas pessoas - e, principalmente, tantas crianças - os cuidados com a segurança devem ser redobrados. Por isso, estavam lá policiais militares, policiais civis, bombeiros e agentes de trânsito.




O Criança Feliz está em sua 16º edição, e é promovido anualmente pela TV Clube, em parceria com órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Mais de 800 voluntários colaboraram para a realização do evento neste ano.








Texto, fotos, vídeos e áudio: Shaianna Araújo

0 comentários: