I Conferência de Comunicação do Piauí - Cobertura ao vivo

sábado, 31 de outubro de 2009
Postado às 15:59.
 


Reunindo representantes do poder público, da sociedade civil e civil empresarial, a 1º Conferência de Comunicação do Piauí prossegue em clima instável no seu último dia de atividades. Os motivos são problemas organizacionais no evento e na resolução de seus dois maiores propósitos - o fechamento da relação de propostas a serem enviadas para sua etapa nacional, e a eleição dos delegados representantes do Piauí.

Neste exato momento, seguem as correções textuais no documento de propostas que será encaminhado para a Conferência de Comunicação Nacional, ao lado de
textos semelhantes dos outros estados da Federação.

A cada item da pauta, muita discussão e entraves. A programação previa o encerramento do evento às 13h. No entanto, aproximadamente às 16h15 não é exato o prazo horário para conclusão das atividades.

Às 13h, antes dos participantes realizarem pausa para o almoço, houve bate-boca forte e clima tenso. O motivo era a falha na inscrição de alguns dos presentes, que ficaram cientes da não-oficialização de suas inscrições apenas recentemente.

O Grupo de Trabalho do evento - formado por sindicatos midiáticos, empresas de comunicação, representantes governamentais da área e instuições de ensino jornalístico - aponta para erro dos próprios inscritos, que  deixaram de entregar documentação mínima necessária e/ou estouraram o prazo de inscrição.

Do outro lado, o bombardeio é contrário: As pessoas que tiveram problemas na inscrição indicam falta de responsabilidade, de organização e de comunicação no GT.

Confecom - PI

A conferência quer propor reinvidicações e soluções para problemas específicos do estado, e mesmo os nacionais, que envolvam a prática ou os meios de comunicação.

Atualizado às 21:51


Em processo de seleção conturbado, com gritaria, discussão de regimento no ato das seleções, desorganização visível e aproximadamente oito horas de atraso do prazo previsto, 12h, a eleição dos delegados chegou a um fim.


27 delegados representarão o Piauí na Conferência de Comunicação Nacional, prevista para o início de dezembro. 12 dos 27 são representantes da sociedade civil, sendo seis selecionados através de critérios geográficos - cada região que recebeu uma Conferência Territorial, escolheu um integrante, sendo elas: Picos, Esperantina, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Floriano e Teresina.


Os 14 delegados restantes correspondem ao meio empresarial e ao governo. Os empresários tiveram nove nomes, todos escolhidos através de votação. O Karnak tem seis vagas: três nomes selecionados por votação, e três por indicação direta do Governo do Estado.


Caberá a todos os delegados a defesa de uma série de propostas e reinvidicações colocadas em um documento oficial, que teve sua correção textual realizada momentos antes da votação para os delegados. Todos os itens da listagem fruto dos encontros territoriais propõe mudanças acerca da comunicação partindo de três eixos: A Produção de Conteúdo, Meios de Distribuição e Cidadania: Direitos e Deveres. 


Um dos motivos das discussões acaloradas que geraram um clima de gritaria e desconforto no local, foi a adaptação relâmpago a uma mudança no regimento nacional da Conferência de Comunicação que será realizada em Brasília: Hierarquicamente, ela determinou que as Conferências Territoriais fossem desautorizadas a eleger previamente seus delegados, e rebatizadas de Conferências Mobilizadoras. A mudança no regimento impôs ainda, que coubesse às Conferências Estaduais em todo o Brasil apenas a votação de delegados, e não mais a modificação das proposições eleitas pelas Conferências Mobilizadoras.


O Apolo News volta em breve com mais informações acerca da lista dos delegados  eleitos.

0 comentários: