Flagra: Shopping da Cidade ainda comercializa CDs e DVDs piratas

quarta-feira, 28 de outubro de 2009
A venda de CDs e DVDs de filmes e jogos piratas no Shopping da Cidade, em Teresina, parece enredo longe de encerramento.  Na véspera de completar quatro meses de inauguração (29 de outubro), o espaço que foi aberto tendo a substituição de produtos ilegais como uma de principais propostas, ainda abriga enorme contradição.  As mercadorias proibidas têm circulação usual, presente em todos os três pavimentos do centro de comércio.





No final da tarde desta quarta-feira (28), a equipe do Apolo News flagrou aproximadamente 10 boxes vendendo os produtos. Muitos comerciantes recorrem ainda a aparelhos de som e vídeo para execução dos CDs e DVDs – reproduzindo as escolhas dos clientes, que selecionam normalmente. Em meia hora de visita do Apolo News, não foi encontrada qualquer fiscalização. As diversas tentativas de conversar com algum dos ambulantes foi frustrada, nenhum quis se pronunciar.





O Shopping da Cidade é localizado na Avenida Maranhão, atrás da Praça Marechal Deodoro da Fonseca, a Praça da Bandeira. Há menos de vinte metros do local, está a Delegacia Especializada no Combate a Ordem Tributária e bens de Consumo (DECCOTERC).



Há dois meses, o delegado da DECCOTERC, Samuel Silveira, ofereceu declaração para matéria do site cidadeverde.com sobre o assunto. "Nós fizemos uma reunião com a direção do shopping e contamos com a compreensão deles. Aqueles que vendiam produtos pirateados ou contrabandeados nós pedimos que eles mudassem o tipo de mercadoria que comercializavam. Mas estamos vigilantes e fazemos vistorias diariamente", disse o delegado.


Em mês anterior ao da inaguração, a Prefeitura de Teresina havia liberado junto ao Banco do Brasil, uma linha de crédito de até 3 mil reais por ambulante, com objetivo de facilitar a readaptação do comerciante, assim como a troca de seu produto de venda quando, como no exibido, ilegal.


Confira a matéria completa do cidadeverde.com sobre o assunto.


Confira também texto do portalodia.com sobre a mesma irregularidade, um mês após inauguração do espaço.


Texto e Fotos: Igor Prado
(igorprado1@hotmail.com)

0 comentários: