ONG do Ceará promove educação de jovens por meio de programas culturais

domingo, 18 de outubro de 2009

A modesta população do município cearense de Nova Olinda, a 560 km ao sul de Fortaleza, possui uma grande razão para se orgulhar. Desde 1992, a comunidade da região pode usufruir da presença da organização não-governamental Fundação Casa Grande (FCG) – Memorial do Homem Kariri.


A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri é uma ONG educacional reconhecida nacionalmente, que atende cerca de 70 crianças, capacitando-as com laboratórios de conteúdo e produção. Estes laboratórios oferecem a elas a capacidade de ter acesso a conteúdos antes inimagináveis, por meio do acervo de gibis, DVDs, CDs, livros, acesso à internet e até cursos de produção de páginas de web, por exemplo; e de produzir materiais, como peças de teatro, programas de rádio e até de TV. Além dos laboratórios, a Casa Grande também mantém de um museu arqueológico em sua sede.

“A Casa Grande fez com que eu me descobrisse”, disse Aécio Diniz, responsável pela Rádio. Vinte e quatro anos, mais de dez deles dentro da Casa Grande. Entrou na fundação ainda criança. Cada fala dele ressalva a importância do papel que a FCG desempenha na vida dos jovens de Nova Olinda. “A Fundação veio abrir uma porta para um mundo que eu não encontrava.”


A programação dos projetos de comunicação da FCG inclui sete programas diários produzidos pelas crianças da Casa Grande e transmitidos ao vivo pela rádio da Fundação, e, semanalmente, um episódio em vídeo da série documental “100 canal”.

A Fundação Casa Grande é um projeto desenvolvido por Alemberg Quindins, 32 anos, diretor-presidente da Fundação. A FCG surgiu em 1992, com o intuito de resgatar e preservar a memória do povo Cariri. Seguido a isso, ele desenvolveu também um resgate atrelado à memória cultural. Assim, a Fundação Casa Grande se tornou um Centro de Cultura voltado para a infância, seguindo os programas: memória, comunicação, artes e turismo.

Durante a visita da nossa equipe, Alemberg Quindins estava viajando para fora do país para demonstrar os resultados conseguidos com a Fundação. Em seu lugar, na direção da FCG, estava João Paulo Maroto, 23 anos, gerente da TV Casa Grande. João Paulo também entrou na Fundação ainda criança. “Isso é um benefício para a família inteira, para todos que entram em contato com a Fundação”, destacou. “É requerido aqui apenas que a criança esteja estudando. Por isso que frequentemente realizamos parcerias com o município para poder atender um número cada vez maior de crianças”. 







Foto de João Paulo Maroto: Tamires Coelho
Fotos e texto: Juscelino Ribeiro
(juscelinoribeirojr@hotmail.com)

0 comentários: