Itaipú afirma que falha de transmissão entre SP e PR pode ter sido causa de blecaute

quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Mesmo depois de mais de 12 horas do início do apagão que chegou a atingir milhões de pessoas em 18 estados brasileiros, as causas ainda são imprecisas. Na manhã dessa quarta-feira (11), em sua página oficial no twitter, a usina de Itaipu divulgou que voltou a operar novamente às 6h de hoje (11) e que todos os indícios, até o momento, apontam que o blecaute pode ter sido causado por falhas na transmissão entre São Paulo e Paraná. A transmissão na região é de responsabilidade da empresa Furnas Centrais Elétricas.

Também na manhã de hoje a Furnas divulgou que suas linhas estão funcionando perfeitamente. Segundo a empresa, não foi identificado problema algum em sua rede de transmissão.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o responsável por investigar as causas do blecaute. O apagão deixou muitas pessoas desorientadas e prejudicou a comunicação em toda a área atingida. Em boa parte dos estados que sofreram o blecaute, até mesmo os telefones móveis ficaram inutilizáveis para originar e receber chamadas. As razões mais prováveis referem-se ao congestionamento das linhas e à falta da energia contínua, que é necessária para realizar a troca de informações entre os aparelhos, e nas centrais telefônicas.

Apesar do cenário caótico encontrado na noite de ontem (10), o ministro da Justiça, Tarso Genro, classificou o blecaute como um “microproblema” perto das questões que já foram solucionadas pelo país.

Fonte: G1

Entenda a distribuição de energia no país.





Confira o infográfico do apagão.


Imagem: ONS

0 comentários: