Manchetes - Jornais Locais

sábado, 14 de novembro de 2009
Confira as manchetes dos principais jornais em circulação no Piauí.

 
O Jornal Meio Norte destaca os bons índices de vendas obtidos pelos comerciantes do Piauí.


Comércio bate recorde no PI 
As vendas no comércio varejista do Piauí registraram um aumento de 14% no mês de setembro em relação a agosto, o maior do Brasil, divulfou ontem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Revelada nova fraude em concursos
A promotora de Justiça de Barras, Maria do Amparo de Sousa, descobriu uma nova modalidade de fraude em concurso público. A Prefeitura de Boa Hora promoveu um certame para seu quadro de servidores com várias pessoas fiscalizando as provas de seus parentes. Em um caso, o homem fiscalizou sua mulher.  



Vasco vence e é campeão por antecipação 
O Vasco venceu o América-RN e conquistou o título da Série B. Equipe cruzmaltina saiu perdendo no Maracanã, mas fez 2 a 1 e garantiu a taça com duas rodadas de antecipação. O Vasco chegou aos 76 pontos e , assim, não pode mais ser alcançado pelo Guarani, que iniciou a 36ª rodada como segundo colocado.



Zoo recebe raros macacos de pelo louro 
Uma das 12 espécies mais raras do planeta, o macaco-prego-galelo, que tem o nome científico (Cebus flavius) permaneceu durante mais de 300 anos como um verdadeiro enigma para a ciência. A espécie foi até mesmo dada como extinta. Mas o Zoobotânico de Teresina acaba de receber a doação de quatro macacos dessa espécie.



Faculdade faz serviços gratuitamente 
A Faculdade Piauiense (FAP e outras instituições de ensino realizaram na Praça Pedro II o evento "RH na Praça", oferecendo serviços gratuitos à população. Quem passou pela praça durante o evento aproveitou os serviços oferecidos nos cinco espaços disponíveis: "integração", "empreendedorismo", "saúde", "cultura" e "carreira e oportunidade".


Carlos Alberto Silva é o novo reitor da Uespi
Encontrado corpo no Rio Poti
Núcleo do Dirceu encerra festival no Rio


O Diário do Povo desta semana traz o aumento das mensalidades de escolas particulares previsto para 2010.


Mensalidades escolares terão aumento de até 10%

As mensalidades das escolas particulares devem ficar entre 4,5% a até 10% mais caras em 2010, de acordo com levantamento feito junto a sindicatos que representam escolas particulares nos estados e no Distrito Federal. Os reajustes superam a inflação oficial para 2009, prevista em 4,3% pelo Banco Central. 
Jefferson faz críticas a Dilma Rousseff


Ao chegar em Teresina para o Encontro Estadual da Juventude do PTB, o presidente da executiva nacional, Roberto Jefferson, afirmou que não acredita na candidatura da ministra Dilma Rousseff, pelo autoritarismo. “O Lula lançou a candidatura dela há um ano e meio e foi um desgaste monstruoso”, disse. 
Avenidas estão cheias de buracos
As avenidas Barão de Castelo Branco e Walter Alencar, na zona Sul de Teresina, têm trechos tomados por buracos. Os motoristas reclamam que a buraqueira está danificando os veículos, além de aumentar os riscos de acidentes. 
Mais de 14 municípios terão revisão territorial
Mais de 14 municípios piauienses estão passando pelo processo de revisão territorial. No dia 17, às 15 horas, Na Assembleia Legislativa do Piauí, serão discutidas as propostas de revisão de limites. Muitos municípios aplicam parte de seus recursos em outras localidades porque a divisão territorial não foi oficializada. Dois jogos hoje pela Copa Piauí
Os dois jogos de hoje definem os finalistas da Copa Piauí de 2009. Em Teresina o Flamengo enfrenta o Piauí, no Lindolfo Monteiro. Em Picos, o time da casa joga com o River.
TJ vai julgar 300 processos de paternidade
Um esforço concentrado será realizado para o julgamento de 300 processos de paternidade, numa parceria entre o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública. 
 Acidente
Um acidente envolvendo dois caminhões, no balão da avenida Getúlio Vargas com a BR-316, na zona Sul de Teresina, provocou um congestionamento no trânsito. Ninguém saiu ferido. 
Carlos Alberto é eleito na Uespi
O professor Carlos Alberto foi eleito com 53% dos votos para ser o novo reitor da Universidade Estadual do Piauí. A atual reitora, Valéria Madeira, teve 35,7% de votação. A posse será em janeiro.
Medicina é o cuso mais concorrido
O curso de Medicina é o mais concorrido do vestibular da Uespi. São 2.078 inscritos para o curso, o que dá uma média de 41,55 candidatos para cada uma das 50 vagas. Enfermagem é o segundo mais procurado.
Floriano promove Festival de Cinema
Floriano realizará em dezembro o Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. O evento teve seu ponto inicial nas mostras promovidas durante as oficinas de audiovisual realizadas no Estado.
O jornal O Dia deste sábado destaca os problemas fundiários nas zonas de cerrado. 
Justiça devolve ao Estado terras griladas nos cerrados 
O Tribunal de Justiça do Estado reconheceu que é do Estado do Piauí a posse de 37,5 mil hectares de terras em Baixa Grande do Ribeiro, região dos cerrados piauienses. A terra estava sendo questionada por um grupo holandês. Com isso, 84 agricultores familiares irão explorar a área. 
Direção do PTB quer candidatura ao governo em 2010
Em visita a Teresina, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, disse que o partido não abrirá mão da candidatura do senador João Vicente Claudino ao governo do Estado em 2010.
Ex-prefeito de Currais perde direitos políticos
A Justiça Federal condenou o ex-prefeito do município de Currais, Julson Nélio de Lima, à suspensão dos direitos políticos por três anos e pagamento de multa por improbidade administrativa. Câmara vota projeto de transporte coletivo O polêmico Projeto de Lei do Sistema Público de Transporte Coletivo Urbano de Teresina será votado pela Câmara Municipal na próxima terça-feira (17). O tumulto na sessão da última quinta-feira impediu que o projeto fosse apreciado pelos parlamentares. Alerta na hora de escolher carnes Com as altas temperaturas, carnes resfriadas e congeladas exigem um cuidado especial dos consumidores. Veja as dicas. Vendas no varejo crescem 14% no Piauí

0 comentários: