Recado ao usuário

quinta-feira, 17 de junho de 2010
Na noite do último sábado, dia 12, o Apolo News conseguiu carimbar seu passaporte para alçar mais um voo; na verdade, o mais alto até hoje. Um voo que nos leva à Caxias do Sul, RS.

Em Campina Grande, PB, numa competição entre os trabalhos das universidades (Expocom), dentro de seu congresso regional, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) premiou o Apolo News com o título de Melhor Site Jornalístico Laboratório do Nordeste.

Ao esperar pelo anúncio do resultado, aqueles quarenta dias vieram de volta à mente como se tivessem acontecido mais cedo, pouco antes daquela noite. Todas aquelas semanas, as incontáveis horas que passamos na rua – que facilmente viraram dias -, aquelas noites que perdemos sem dormir – e que hoje vemos que nada tiveram de perdidas –; tudo estava ali, de novo.

Equipe Apolo News

Eu, que academicamente fui representando o Apolo, e Igor Prado, que foi o representante do nosso programa de rádio Esquinas, viajamos sem a força e a tranquilidade de uma das bases desse tripé, Shai Araújo, o sorriso que aliviava aqueles dias, e da doce July Dias, peça essencial do sucesso do Esquinas e a voz mais linda da equipe. Ou seja, a responsabilidade pesou bastante nas costas desses dois feios barbudos.

A época de atualização contínua do Apolo foi muito tensa para todos nós. Estávamos produzindo nossos programas de rádio paralelamente ao site. Dormíamos muito menos ainda que o pouco usual, gastamos o que não tínhamos com passagens de ônibus e almoçando na rua, e discutíamos quase que diariamente como cães e gatos com o filha-da-mãe do melhor professor que já tivemos.

Conseguimos imprimir nossa identidade aqui. Mais que isso, esse site foi nossa vida durante o outubro e início do novembro passados, foi um desafio. Um mega desafio. Fazer jornalismo laboratório de qualidade sem apoio da sua universidade definitivamente não é para quem desanima com qualquer coisa.

O Apolo nos ensinou lições de vida. Nos ensinou a correr atrás do que queríamos, fazer por nós e por quem acredita em nós. Não esperar pela universidade, não esperar por ninguém. Nós tínhamos o que precisávamos e fizemos.

Naquela hora, tudo isso voltou. Ao ouvirmos o nome do Apolo confirmado para a edição nacional do Expocom, sentimos todo aquele esforço ser recompensado. Representamos a Ufpi como instituição em Campina Grande, e agora representaremos muito mais. O Apolo irá representar o nordeste em sua modalidade em setembro, e nós, como alunos, representaremos todos aqueles que se esforçam para produzir algo com qualidade na Ufpi, com ou sem apoio.

 
 Primeira gravação do Esquinas (foto por Filipi Cloud)

O programa de rádio Esquinas, com a família Apolo na produção ao lado de July Dias, também levou o prêmio em sua categoria e representará o nordeste ao lado do site. Não conseguiria nomear todos os que contribuíram para isso, mas com muito orgulho, dedico essas vitórias a todos que nos apoiaram nessa empreitada; especialmente a Shai Araújo, Igor Prado, July Dias, aos professores Orlando Berti e Achylles Costa e a você, usuário, que nos incentivou lendo e comentando tudo o que postamos aqui.

Em nome da equipe Apolo News e da equipe Esquinas, muito obrigado a você, acima de tudo.
Juscelino Ribeiro Jr.

2 comentários:

paula pires disse...

Parabéns pessoal pelo ótimo trabalho que vocês vêm fazendo. Apesar de não ter acompanhado o inicio desse projeto, imagino como foi difícil estar onde, hoje, vocês estão... É por essas e outras coisas que acredito no potencial de vocês.
Não representem o nordeste, por favor, é muito pouco. Representem a nação. Vocês podem... É com vocês.
Abs!

Mariana Guedes Conde disse...

nossa, que texto lindo, juscelino! sempre me emociono quando vejo alguém se referir com tanta paixão ao nosso querido jornalismo! a ufpi devia reconhecer o esforço de estudantes como vcs =) super merecido! beijos!