TRE-PI mantém decisão de cassar os registros de ex-prefeito e ex-vice de Isaías Coelho

terça-feira, 13 de outubro de 2009
Foi julgado na manhã de hoje (13) no Tribunal Regional Eleitoral o recurso dos candidatos a prefeito e a vice nas eleições de 2008 de Isaías Coelho, cidade que fica na região do Sudeste piauiense, a 407 km de Teresina. O recurso, movido por Waldemar Mauriz Filho, então prefeito e candidato à reeleição, e Élson da Rocha Filho, ex-candidato a vice-prefeito, pedia a revisão da decisão que reconheceu o abuso do poder político e econômico na eleição. Os ex-candidatos teriam oferecido dinheiro a pessoas em troca de votos. O relator do processo foi o desembargador, vice-presidente da corte e corregedor, Antônio Peres Parente.


Antônio Peres, relator do processo

A decisão do TRE ocasionou uma multa de 10 mil reais para os ex-candidatos, além da cassação de seus registros de candidatura por três anos, a partir de 2008. Os testemunhos das pessoas que alegaram ter recebido as propostas de compra de voto geraram discussões entre os membros da corte. As falas dos três eleitores envolvidos na denúncia acabaram confundindo os membros do tribunal e criando divergências durante o julgamento do ação. Mesmo assim, o recurso foi derrubado por quatro votos a dois.

Segundo o advogado de defesa, Armando Ferraz Nunes, os testemunhos dos eleitores se baseiam em si próprios, sem provas. "O processo tomou as falas dos três eleitores como verdade", afirmou.

Confira um vídeo com os pontos mais relevantes da defesa dos ex-candidatos.



atualizado às 23:15hs.
Foto, vídeo e edição: Juscelino Ribeiro Jr
(juscelinoribeirojr@hotmail.com)

1 comentários:

Allyson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.