Hospital Lineu Araújo promove mutirão de atendimento nesse sábado

sábado, 14 de novembro de 2009
O Hospital Lineu Araújo, no centro de Teresina, realizou um mutirão de atendimentos neste sábado (14). Médicos endocrinologistas, dermatologistas, neuropediatras e neurologistas estiveram atendendo pacientes com consultas marcadas. Cada médico deveria atender vinte pacientes pela manhã e vinte pacientes à tarde – no total seriam realizadas 540 consultas. Não foi bem o que aconteceu: muitos pacientes faltaram. A dermatologista Alecsandra Tajra, por exemplo, recebeu apenas 15 pacientes no primeiro turno e 10 no segundo. O diretor geral do hospital, Antônio Wagner Setúbal, disse que os objetivos esperados não foram alcançados neste plantão, mas que nos próximos as falhas seriam corrigidas. Ainda assim, ele acredita que o mutirão funcionou bem.





Até março de 2010, serão realizados dois mutirões por mês, para atender parte da demanda reprimida. As especialidades foram selecionadas de acordo com a quantidade de pessoas que esperam por uma consulta e com o número de médicos disponíveis. As áreas carentes de profissionais foram priorizadas. Com cerca de1.080 pacientes atendidos por mês no Lineu Araújo, os hospitais devem ficar mais desafogados. Ainda não se sabe se os mutirões vão se tornar permanentes depois de março. "Como é um projeto piloto, é imaturo dizer que ele vai continuar", diz Vanderlúcia Tavares, auxiliar de enfermagem.


As consultas para os mutirões foram marcadas de forma indireta: os hospitais de bairro, depois de procurados pelos pacientes, agendam as consultas junto ao Lineu Araújo e encaminham o paciente para lá, fornecendo uma senha com a data e o horário previsto para o atendimento. A volumosa quantidade de faltas, segundo Antônio Setúbal, é a falta de controle do paciente, que deveria atentar para a marcação para não perder a oportunidade. Uma forma de sanar o problema seria solicitar o auxílio dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) – responsáveis pela marcação das consultas – para que estes orientem corretamente aqueles que pleitearem uma consulta no Lineu Araújo.


Cleane Nascimento trouxe o seu pequeno Kaik para ver o dermatologista. “Eu gostei. Foi muito bom o atendimento. Melhor que na estrutura normal”, diz ela. Reclamou da longa espera, porém. A auxiliar Vanderlúcia Tavares garante que "só não foi atendido quem não compareceu".


Os mutirões são uma tentativa da Fundação Municipal de Saúde de diminuir a fila de pacientes na espera. O próximo acontecerá no dia 28 deste mês.




Atualizado às 19:02.
Exibir mapa ampliado

Texto, fotos e vídeo: Shaianna Araújo
(shaiannaaraujo@hotmail.com)

1 comentários:

Anônimo disse...

eu não sabia que havia consultas em multirões no Lineu Araújo. A pergunta é: como faço para conseguir uma consulta para um dermatologista mesmo morando no bairro Matadouro, devo me dirigir ao hospital do Matadouro e lá mesmo marcar?