Mara Manzan sai de cena

sábado, 14 de novembro de 2009
Estou novamente num momento muito feliz da minha vida, Graças a Deus estou me sentindo cada dia melhor, cheia de vontade de trabalhar, hoje eu li uma frase do querido Neguinho da Beija-Flor que vale pra todos nós "Só da gente ter direito ‘á’ vida é o suficiente pra viver sorrindo", hoje eu posso dizer que valorizo muito mais a vida, quero morrer bem velhinha, se possível ver meus netos grandes  quem sabe ser uma ‘biza’ bem animada, sempre trabalhando e trazendo alegria no coração pros meus queridos fãs que estiveram todo o tempo do meu lado me dando força, me ajudando sempre a confiar.
Obrigada a todos! bjs, fiquem com Deus!

Mara Manzan

Este texto figura como a última postagem de Mara Manzan em seu blog. Apesar de um longo tratamento para um câncer de pulmão, que já durava desde março do ano passado, no texto, datado de 05/10/2009, ela demonstra a expectativa e vontade de viver que ainda tinha. Mara conhecia muito bem essa luta. Há dez anos, ela se submeteu a uma Histerectomia radical para a retirada de um câncer no útero e nos ovários.

Mara Manzan, famosa por personagens escandalosas e por seus shows de pirofagia, deixou a vida de maneira tímida. Segundo o Hospital Rios D’or, no Rio de Janeiro, Mara estava internada desde sábado (7), e faleceu precisamente às 8h15 da manhã desta sexta-feira (13). A atriz faleceu aos 57 anos, após ter fumado por 40 deles, um enfisema agravou seu caso. O enfisema é uma doença pulmonar considerada de quadro irreversível e que provoca a perda da elasticidade do tecido pulmonar e, consequentemente, da capacidade respiratória e de oxigenação. Suas ocorrências mais comuns se dão por longa exposição ao tabaco.

Mara Manzan iniciou sua carreira ao lado de amigos aos 17 anos, no Teatro Oficina. Contribuiu muito para o cinema e teatro brasileiros, mas se consagrou nas novelas televisivas. Apesar de também ter dado vida a personagens tristes e sérias, Mara será sempre lembrada por suas personagens humorísticas, como a Odete, de “O Clone” que imortalizou o bordão “Cada mergulho é um flash!”. Seu último papel na Televisão foi a dona Ashima, uma indiana viúva que vivia no brasil. Ela inovava nos conceitos indianos. Na cultura indiana, uma mulher morre socialmente se o marido falaecer. Dona Ashima, pelo contrário, trabalhava e vivia muito bem.

O velório da atriz está acontecendo no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio. O corpo da atriz será cremado às 14hs desse sábado (14).

As personagens mais marcantes da carreira da atriz:
1994 - A Viagem - "Edméia"
1996 - Salsa e Merengue - "Sexta-feira"
1998 - Hilda Furacão - "Nevita"
1998 - Pecado Capital - "Alzira"
1998 - Você Decide - "Marly"
1999 - Ô Coitado - "Cráudia"
2001 - O Clone - "Odete"
2003 - Kubanacan - "Agatha"
2004 - Senhora do Destino - "Janice"
2006 - Cobras & Lagartos - "Marilene"
2007 - Duas Caras - "Amara"
2009 - Caminho das Índias - "Dona Ashima"

Confira a entrevista que a atriz deu em 2008 para o Fantástico falando sobre o câncer.



Texto: Juscelino Ribeiro Jr.
(juscelinoribeirojr@hotmail.com)


0 comentários: