Recado aos usuários

sábado, 10 de outubro de 2009




Quando o relógio marcou meia-noite de quinta (8) pra sexta (9), a equipe do Apolo News ouviu um estalo. Um gongo. Primeiro dia de batalha real na semana de estréia do blog noticioso acabou. E sim, podemos dizer que chegamos ao objetivo.
Cumprimos a missão que nosso professor de Webjornalismo nos passou: Vocês, usuários, tiveram dez postagens à disposição. Mas se inclinação para nos movimentarmos a pautas que temos prazer em fazer cabem em um bloco experimental , então aqui está o mérito pessoal meu, do Juscelino Jr e de Shai Araújo.
Shaianna Araújo explorou o preto e o branco de realidade frequente: A violência contra a Mulher. Em três anos de criação da “Lei Maria da Penha”, nossa repórter, a partir de uma perspectiva histórica, expôs a situação dos desdobramentos da lei na cidade de Teresina. Uma Vara de Justiça inapropriada e sobrecarregada é a meca onde os processos são tratados na capital piauiense. Shaianna também conversou com o leitor, através de texto de opinião, sobre como a lei é crucial. Incontestável necessidade, problema claro. Esperamos respostas.
Juscelino Ribeiro trabalhou com uma temática de interesse plural. Cobrindo a Semana de Comunicação do Ceut, trouxe os valores, as opiniões de dois grandes fotojornalistas que tem relacionamento íntimo com o Piauí: Sebastião Bisneto (“O Dia”, “O Povo”, “A Tarde”), e André Pessoa (National Geographic). O primeiro, triunfou na profissão é um dos melhores jovens fotojornalistas do Brasil, ao sair do estado e abandonar a falta de valorização do profissional . O segundo, achou no Piauí não-celebrado - o valor histórico, jornalístico e ambiental do sul -, um dos principais motes de seu trabalho, interessado por veículos internacionais.
Eu, Igor Prado, fiz a moldura para um quadro que por sua beleza extrapola os limites preguiçosos do olhar cotidiano: O perfil e um pouco da história da Anália Maia. Esquivando-se do esterotipo de “exemplo de superação”. Anália convive entre felicidades, tristezas, empolgação e frustrações comum a todos, sob uma perspectiva especial: Tem uma doença rara e que em seu caso, não possui tratamento. Mas através de um blog, a garota fala à internet sobre pesquisas e notícias sobre sua condição. Faz por si, por nós e pelo anonimato do “eles” virtual.
Indo além, os usuários do Apolo News puderam conferir também, notícias e notas sobre alguns acontecimentos em Teresina.
Dentro do casulo
O principal empecilho que nós enfrentamos é a falta de capital e seus filhotes. A equipe de três integrantes só possui três câmeras. Nenhum de nós possui carro. Para um blog que mescla aprofundamento com o conceito de hard news, a velocidade pesa.
Tentamos utilizar todas as ferramentas que estavam a nossas mãos. Texto, hipertexto, imagem, som e video. Pretendemos expandir o uso delas na nossa segunda semana. Assim como dar real funcionalidade ao orkut, twitter e flickr.
E que venha o trabalho. Que venham os desafios.

Igor Prado,
(igorprado1@hotmail.com)
Em nome do staff do Apolo News


0 comentários: